O 36
“Quanto mais unidos e mais entusiastas pelo ideal escutista que abraçaram, melhor poderão guiar e construir um Agrupamento cada vez maior, maior em grupo, maior em comunhão, maior em Deus.(…); Pe. Armindo da Cruz Valente
Padre Armindo da Cruz Valente
O Fundador do 36
O Pe. Armindo da Cruz Valente nasceu no lugar de Arneiros, então paróquia do Olival e hoje de Urqueira, no dia 22 de setembro de 1923.
Ingressou no Seminário Diocesano de Leiria em 15 de outubro de 1936, e em janeiro de 1946 foi cursar a Universidade Gregoriana em Roma, tendo terminado a Licenciatura em Teologia Dogmática em 1948.
Regressando à Diocese, em outubro de 1948 foi nomeado Prefeito e Professor no Seminário Diocesano de Leiria onde se manteve até 1950, data em que foi nomeado pároco da Marinha Grande. Nesta cidade realizou notável trabalho apostólico, dedicando-se sobretudo à formação de leigos da Ação Católica e aos pobres necessitados para os quais promoveu e levou por diante a construção da “Casa do Doente” e de um bairro de casas económicas com a ajuda da Câmara Municipal.
Durante o tempo que assumiu a paróquia, foi professor de Moral e Religião na Escola Técnica e no Colégio Afonso Lopes Vieira.
Em 1956 funda o Grupo de Exploradores nº 1, hoje designado de Agrupamento 36 na Marinha Grande.
Em 1961 regressou novamente às suas funções de Prefeito e Professor no Seminário Diocesano, sendo também Assistente da Ação Católica.
Em 1973 é nomeado pároco dos Marrazes. No ano seguinte, deixa a responsabilidade desta paróquia e vai para o Santuário de Fátima, prestando serviço como capelão até à data do seu falecimento.
Caminhamos assim para a comemoração do centenário do nascimento do Homem a quem muito devemos o escutismo na Marinha Grande!!!
…
A nossa história está com algum pó, pelo que temos de ter cuidado para as letras não desaparecerem…
… em breve encontrarás aqui mais informações.